Procurar no site

Contacto

Projetoativareconcavo

Site Oficial: projetoativareconcavo.com

7581402891
Equipe Ativa

ativareconcavo@bol.combr

O Recôncavo

 

Você Conhece? Ainda Não?

Venha conhecer a beleza da natureza diante dos seus olhos...

Quando pensar em viajar, Pense em:

 Cachoeira – Cidade Monumento Nacional, Beço da Cultura Baiana.

São Félix – Cidade Presépio, A Cultura Rústica do Samba de Roda da Bahia.

Muritiba – Cidade Serrana Ponto Turístico Para Quem é Radical.

Governador Mangabeira – Cidade Hospitaleira, Terra da cultura Rural.

Cruz das Almas – Cidade Planaltina, Terra da Cultura Nordestina, da Laranja, São João e a Tradicional Guerra das Espadas.

Maragojipe – Terra de São Bartolomeu, e do Encontro do Rio com o Mar.

Enfim Quando Pensar em Tudo isso. Pense Que Essa Cultura, e uma Gostosa Aventura, Que só se ver no Recôncavo da Bahia.

 Vem Para Bahia vem! Vem Para o Recôncavo Também!

Recôncavo baiano

O Recôncavo baiano é a região geográfica localizada em torno da Baía de Todos os Santos, abrangendo a Região Metropolitana de Salvador, onde está a capital do estado da Bahia, Salvador. As outras cidades mais importantes são: Candeias, São Francisco do Conde, município onde se localizava Refinaria de Petróleo Landulfo Alves, Madre de Deus, onde se localiza o Terminal Marítmo da Petrobras, Santo Amaro, às margens do Rio Subaé, Cachoeira, Pedra do Cavalo e São Félix, às margens do Rio Paraguaçu. A região é muito rica em petróleo e na agricultura da cana-de-açucar. O termo, dicionarizado como brasileirismo, tem como sinônimo apenas recôncavo, na acepção de "extensa e fértil região da Bahia"[1] e deriva da situação geográfica, em torno da Baía de Todos os Santos, que guarda grande riqueza cultural e histórica.

 Cidades do Recôncavo

As cidades que compoem o Recôncavo Baiano são Conceição do Almeida, Sapeaçu, Cruz das Almas, Santo Antônio de Jesus, Salinas da Margarida, Muniz Ferreira, Nazaré, São Felipe, Dom Macedo Costa, Governador Mangabeira, Muritiba, Cachoeira, São Félix, Maragojipe, Santo Amaro, Saubara, Conceição do Jacuípe, Terra Nova, Amélia Rodrigues, Laje,Teodoro Sampaio, Candeias, Simões Filho, Salvador, São Francisco do Conde e São Sebastião do Passé.

Cultura

A região foi o berço do samba brasileiro, tendo sido o lugar onde, por volta de 1860, teriam surgido as primeiras manifestações do samba de roda, gênero musical recentemente proclamado como Obra Prima do Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade pela UNESCO.Segundo, o Recôncavo baiano se destaca pela família Velloso (originalmente, com dois "l"), de Santo Amaro da Purificação, composta por cantores e escritores, entre eles os irmãos Caetano Veloso e Maria Bethânia, que iniciaram carreira na década de 1960.Na cidade de Cachoeira, uma manifestação cultural revela o sincretismo que ocorre no Brasil, principalmente na Bahia, que é a Irmandade da Boa Morte, unindo os cultos católicos e das religiões afro-brasileiras.

    Turismo

Embora não haja uma definição única do que seja Turismo, as Recomendações da Organização Mundial de Turismo/Nações Unidas sobre Estatísticas de Turismo[1], o definem como "as atividades que as pessoas realizam durante suas viagens e permanência em lugares distintos dos que vivem, por um período de tempo inferior a um ano consecutivo, com fins de lazer, negócios e outros." Turista é um visitante que desloca-se voluntáriamente por período de tempo igual ou superior a vinte e quatro horas para local diferente da sua residência e do seu trabalho sem, este ter por motivação, a obtenção de lucro.

Importância econômica do Turismo

 O Turismo é a atividade do setor terciário que mais cresce no Brasil (dentre as espécies, significativamente, o turismo ecológico, o turismo de aventura e os cruzeiros marítimos) e no mundo, movimentando, direta ou indiretamente mais de US$ 4 trilhões (2004), criando também, direta ou indiretamente, 170 milhões de postos de trabalho, o que representa 1 de cada 9 empregos criados no mundo. Tal ramo é de fundamental importância para o profissionalismo do setor turístico e necessário para a economia de diversos países com excelente potencial turístico, como o Brasil.

   Turismo na Bahia

O estado brasileiro da Bahia é um dos principais pólos turísticos do país. Suas praias do vasto litoral, os sítios históricos coloniais, as belezas naturais e a rica cultura constituem constante atrativo para os visitantes de todas as partes do mundo.

 

Planejamento no setor turístico na Bahia

  Recôncavo baiano

 

No Estado da Bahia teve-se um dos primeiros exemplos no planejamento do setor turístico com o Plano de Turismo do Recôncavo em 1951 tendo reflexo em ações até a década de 1990, sendo, o primeiro plano estadual de turismo e também anterior ao Plano de Desenvolvimento do Turismo de 1991 do Governo Federal O que coloca o Estado da Bahia em papel de destaque no cenário nacional do turismo.

Zona turística da Baía de Todos-os-Santos

A Zona turística da Baía de Todos os Santos, no Brasil, compreende os municípios do recôncavo baiano e as ilhas da baía. Sendo segundo a SETUR o “principal destino do turismo de lazer, de cultura, de eventos e de negócios” do estado. Esta zona turística se propõe a fomentar a criação, a estruturação e a comercialização de produtos turísticos planejados de forma integrada e participativa. Tendo como principal motivo da sua identificação como zona turística a possibilidade de se trabalhar projetando através do marketing integrado os produtos turísticos da região como baía de Todos os Santos.

Municípios

 

 

 

 

 

Fonte: Projetoativareconcavo.com